top of page
  • Foto do escritorAndrea Machado

'Oppenheimer': a explosiva corrida para o Oscar


Os personagens do filme Oppenheimer
da esquerda para à direita Tom Conti; Julius Robert Oppenheimer e Lewis Strauss

Oppenheimer’, o filme bombástico sobre a corrida frenética da Segunda Guerra Mundial para fazer a primeira bomba atômica, está causando o maior furor com suas 13 indicações para o Oscar!


Dirigido por Christopher Nolan, o filme de três horas entra como o favorito a levar o prêmio de melhor filme.


Na disputa, ele deixou para trás a comédia dark 'Poor Things', que também está na briga com suas 11 indicações. A competição será dura entre esses dois, prometendo uma batalha cinematográfica emocionante.


Mas 'Oppenheimer' não está sozinho nessa. Ele terá que encarar outros pesos pesados como a aventura feminista 'Barbie', a biografia cativante do Leonard Bernstein em 'Maestro' e 'Killers of the Flower Moon' do Martin Scorsese, que explora assassinatos sinistros nos anos 20 entre os índios Osage, de Oklahoma.


Christopher Nolan, indicado a melhor diretor, está emocionado com as tantas indicações de 'Oppenheimer'. "Acho que é um ótimo ano para o cinema e é uma verdadeira honra ser incluído", comenta em uma entrevista.


Apesar de ser um dos diretores mais respeitados de Hollywood, Nolan ainda não conseguiu levar para casa o prêmio de melhor filme no Oscar. Mas parece que 'Oppenheimer' está com tudo para quebrar essa barreira, já que está ganhando tudo nas prévias e nas pesquisas do 'Gold Derby'.


Barbie com o seu 'look' incrível de festa
Barbie com um dos seus 'looks' incríveis de festa

Já 'Barbie' – clique aqui e leia artigo escrito por Beth Santos sobre o filme e histórias de Barbies da vida real –, sucesso de bilheteria em 2023, está concorrendo com oito indicações. Destaque para atuação da America Ferrera como atriz coadjuvante em um monólogo que arrasou falando sobre os desafios de ser mulher, e para o Ryan Gosling como ator coadjuvante. Só que a protagonista Margot Robbie e a diretora Greta Gerwig foram ignoradas pelos votantes, o que foi uma surpresa para muita gente.


'Oppenheimer' também está na briga com a indicação do Cillian Murphy como melhor ator, pela interpretação incrível do cientista J. Robert Oppenheimer, e ainda tem as nomeações para Emily Blunt e Robert Downey Jr. como elenco coadjuvante.


Com 'Barbie' e 'Oppenheimer' na disputa, a cerimônia do Oscar promete ser uma festa e tanto no dia 10 de março. Será uma noite de puro cinema, com esses dois filmes que juntos faturaram quase 2,4 bilhões de dólares numa batalha épica nas bilheterias chamada 'Barbenheimer'.

bottom of page