Minha experiência com documentários de moda e arquitetura e a fascinante jornada por trás da criação do Bvlgari Hotel Roma
No último fim de semana, fiz uma maratona de documentários sobre moda, arquitetura e design, e adorei cada um deles! O que sempre me fascina é o trabalho artesanal com vidros de Murano. Por mais que eu já tenha assistido a documentários e lido sobre o tema, sempre descubro um detalhe novo e surpreendente.
Entre todos os que vi, o documentário sobre o Bvlgari Hotel Roma foi o que mais me encantou. Ele reúne elementos históricos e contemporâneos em um só projeto, capturando a essência da Roma antiga e moderna. Intitulado "A Joia do Imperador – A criação do Bvlgari Hotel Roma", o documentário, lançado este ano, tem 63 minutos e está disponível no Prime.
O que mais me impressionou foi o cuidado artesanal da Bvlgari em transportar sua identidade para o hotel. Os bastidores do processo de restauração da fachada e a reforma dos interiores, com uma paleta de cores inspirada em Roma, são incríveis. O terraço com vista 360º da cidade é um convite perfeito à contemplação.
Enquanto o documentário avançava, fiquei admirada com o uso das sedas venezianas tecidas em teares antigos, a criação de objetos e luminárias em cristais de Murano e os mosaicos de pedras e mármores, tudo feito com técnicas seculares. Essa fusão de passado e presente traz a herança romana de uma forma atemporal.
Agora, você pode estar se perguntando: por que tanto glamour e até um documentário dedicado ao Hotel em Roma, se a Bvlgari já tem outros oito hotéis pelo mundo? A resposta está nas origens da marca. Fundada em 1884 por Sotirio Bvlgari na Via Sistina, 85, a Bvlgari nasceu de uma seleção original de ornamentos de prata e objetos preciosos, transcendentais para a beleza de Roma.
O Bvlgari Hotel Roma foi projetado para ser único. Como Patricia Viel, do ACPV Architects, explica: “Não se trata de um restauro filológico de um projeto dos anos 1930”. Ela completa: “A inspiração veio do imperador Augusto, que iniciou a construção de seu mausoléu ao retornar a Roma após suas vitórias no Oriente Médio. A forma regular e os detalhes do edifício de Morpurgo nos guiaram na concepção do projeto.”
Projeto original
O edifício original foi projetado por Vittorio Ballio Morpurgo, engenheiro com uma estética racionalista, e construído entre 1936 e 1938. São 14 mil metros quadrados distribuídos por 7 andares, marcando sua imponência e relevância histórica.
Comments