Mira Shendel: do símbolo ao silêncio das obras
O que me preocupa é captar a passagem da vivência imediata, com toda a sua força empírica, para o símbolo, com sua memorabilidade e relativa eternidade. Sei de que se trata, no fundo, do seguinte problema: a vida imediata, aquela que sofro, e dentro da qual ajo, é minha, incomunicável e, portanto, sem sentido e sem finalidade!
- Mira Schendel.
A extensa produção plástica de Mira Schendel é conhecida somente em sua estada no Brasil e, provavelmente, é uma das mais ricas para a compreensão do nosso estar no mundo. Seu trabalho, como o de tantos outros artistas e intelectuais que viveram o período de crise política e artística ocorridas no século XX, tendeu à fragmentação figurativa e à abordagem de questões fundamentais da nossa existência.
Nascida em Zurique, Suíça, em 1919, Mira vai para Milão e, lá, estuda filosofia e artes. No entanto, devido a sua origem judaica, é obrigada a interromper os estudos para refugiar-se. Passa pela Bulgária e Iugoslávia. E, quando finalmente, os aliados conseguem a rendição de países totalitários e a Segunda Guerra Mundial chega ao fim, ela volta à Itália.
Formas orgânicas e funcionais
Projetado com a premissa de jogar com as formas orgânicas, criando assim formas funcionais pela turma de arqutetos e designers do Innarch, o Don Café House teve a sua primeira sede localizada na cidade de Pristina, capital do Kosovo, e a segunda em Peja, interior do país.