Andrea Machado

Pinceladas sobre Arte e o que mais faz girar o mundo de gente que gira o planeta.

SP-Arte Foto 2013 encerra com recorde de público, obras e galerias

English version
Nem Alhaken, nem Niépce, muito menos Daguerre poderiam imaginar as proporções que alcançariam seus estudos e inventos fotográficos.
- Andrea Machado.
Galeria Leme. Marcelo Moscheta, da serie Cargon Heritage.
Marcelo Moscheta, da serie Carbon Heritage. Galeria Leme.

Stand da Galeria Leme, na SP-Arte Foto 2013.
_____________________________________

Texto: Dani Lopes

A 7ª edição da SP-Arte Foto 2013 obteve um recorde de público. O crescimento foi de 21% em relação ao ano de 2012. Por falar nele, não foi somente o público que registrou aumento. Este ano, ao todo, foram 25 galerias nacionais - a 6ª edição contou com 22 - e 250 obras expostas, entre os dias 21 e 25 de agosto, no shopping JK Iguatemi, localizado em área nobre da capital paulista.

É o primeiro ano que a feira recebe galeristas além da região Sudeste do país. Para Fernanda Feitosa, diretora e idealizadora do evento, o objetivo é compor uma oferta bastante variada de obras, sempre com atenção à qualidade nas pesquisas estéticas. "Há um grande público interessado em fotografia, o que justifica a existência de uma feira ou evento dedicado a ela", comenta.

Desde sua primeira edição, em 2007, a SP-Arte Foto cresceu junto com um público fiel e amante das novas técnicas e um número crescente de profissionais passou a usar as novas tecnologias para registrar tudo com

precisão, fazendo de pequenas imagens verdadeiras obras de arte. "Hoje em dia, todos nós usamos nossos telefones para registrar imagens. Acredito que a fotografia acaba sendo um suporte artístico com o qual muitas pessoas, colecionadores ou neófitos, tem uma empatia ou sintonia imediata por ser um suporte muito próximo do cotidiano", diz Fernanda.

Ao percorrer a feira não pude conter o olhar e garantir o registro de mais de meio século de história e evolução da fotografia. O Brasil de encontro com o próprio Brasil de Thomas Farkas, a estética de Geraldo de Barros, e o cotidiano de Luiz Braga exploram os movimentos de um período social e político brasileiro importante.

Outros trabalhos também chamaram a atenção de visitantes, como a de Beth Santos, proprietária da Legado Arte, que acompanha o

evento desde sua primeira edição. Ela destacou os artistas Flavio Samelo, da Galeria Logo, Hudinilson Jr, da Galeria Jaqueline Martins, Oleg Dou, da galeria Laura Marsiaj, e Marcelo Mosqueta, da Galeria Leme. "Desde sua primeira edição, a SP-Arte Foto tem auxiliado na compreensão da imagem fotográfica não apenas como registro, mas como forma de expressão e a arte pode ser expressada em diferentes plataformas", afirma.

Enquanto Cleusa Garfinkel, colecionadora de arte, aponta Delson Uchôa como um dos destaques dessa edição. O artista representado pela Luciana Brito Galeria, apresenta fotografias e pinturas bem coloridas, que remontam cenas do nordeste brasileiro. Para ela, "a SP-Arte Foto é fundamental tanto para os artistas quanto os galeristas. É uma forma de fazer com que essa nova geração possa ser conhecida pelo público".

Uma pesquisa feita em 2012, pela ABACT - Associação Brasileira de Arte Contemporânea - aponta um crescimento de 22% para o mercado de arte nacional. A contribuição para esse fomento na economia surge, também, da união da fotografia no ambiente artístico.

Segundo Fernanda Feitosa, ao longo das 7 edições da feira, é visível a profissionalização do mercado de fotografia. "Isso pode ser visto nas próprias obras e na maneira como as galerias as exibem. Os materiais empregados, acabamentos, impressão e também o uso da fotografia com outras mídias demonstram o controle que artistas e galerias possuem, conceitualmente e tecnicamente, dos trabalhos que realizam".

Para Eduardo Leme, da Galeria Leme, "eventos bem organizados e que tragam um público tanto consumidor quanto apreciador de arte só ajudam o mercado como um todo".

Luciana Brito Galeria. Thomaz Farkas. Populares sobre a cobertura do Palacio do Congresso Nacional. 1960.
Thomaz Farkas. Populares sobre a cobertura do Palacio do Congresso Nacional. 1960. Luciana Brito Galeria.
Galeria Tempo. Sebastiao Salgado. Etiopia, da serie genesis. 2007.
Sebastiao Salgado. Etiopia, da serie genesis. 2007. Galeria Tempo.
SIM Galeria. Delson Uchoa. Bicho de Seda, III. 2012.
Delson Uchoa. Bicho de Seda, III. 2012. SIM Galeria.
Casa Triangulo. Albano Afonso. Da serie Cristalizacao da Paisagem. 2013
Albano Afonso. Da serie Cristalizacao da Paisagem. Casa Triangulo.

Marcadores: , , , , , , , , , , ,

0 Comentário(s)
Projetado e desenvolvido por: Mario Sergio Machado.