Andrea Machado

Pinceladas sobre Arte e o que mais faz girar o mundo de gente que gira o planeta.

Moema chega em Março

É fama então que a multidão formasa das damas, que Diogo pretendiam, vendo avançar-se a nau na via undosa, e que a esperança de o alcançar perdiam, entre as ondas com ânsia furiosa, nadando, o esposo pelo mar seguiam, e nem tanta água que flutua vaga o ardor que o peito tem, banhando apaga.
- Trecho retirado do sexto canto do Caramuru, de Frei José de Santa Rita Durão.
Moema.1866. Oleo sobre tela. 129 X 190 cm. Acervo do MASP
Moema. 1866. Oleo sobre tela. 129 X 190 cm. Acervo do MASP.

Está chegando a hora de "Moema", obra de Vitor Meirelles de Lima (1832-1903), um dos grandes pintores do romantismo brasileiro, retornar às paredes do Museu de Arte Moderna de São Paulo - MASP - e encantar o expectador com suas técnicas e história.

Moema é uma das índias apaixonadas por Diogo Álvares - chamado pelos índios por Caramuru - que morre afogada, na tentativa de alcançar a embarcação em que se encontram Álvares e sua esposa, Paraguaçu, com destino à Europa.

O jogo de luz e sombra dão o contraste entre as areias, o mar, a mata virgem e as curvas exuberantes da índia. Enquanto o horizonte, a profundidade da obra.

Vítor aos 15 anos estudou na Academia Imperial de Belas Artes. Em seguida, conquistou uma bolsa e foi estudar pintura na Itália e na França, em 1853. Uma de suas obras mais reproduzidas é "A Primeira Missa no Brasil".

Marcadores: , , , , , , , , ,

2 Comentário(s)
http://www.tate.org.uk/learn/online-resources/ophelia

Me lembrou Ophelia de Millais, Andrea.Está em exposição permanente na Tate Modern, mas vi uns anos atrás em Amsterdam.Bj.
http://www.tate.org.uk/learn/online-resources/ophelia

O tema me lembrou Ophelia de Millais, Andrea.
Está em exposição permanente na Tate Modern, mas vi uns anos atrás em Amsterdam.Bj.Parabéns pelo Blog!
Projetado e desenvolvido por: Mario Sergio Machado.