Andrea Machado

Pinceladas sobre Arte e o que mais faz girar o mundo de gente que gira o planeta.

Fabergé reanima o mercado de luxo

A persistência é o caminho do êxito.
- Charles Chapplin.
Nova Coleção Faberge, por Mario Testino.
Nova Coleção Faberge, por Mario Testino.

Luxo, glamour, elegância e exclu-sividade são alguns adjetivos que podemos utilizar para a lendária marca Fabergé, que desde outubro de 2007, deu início a um novo capítulo da sua história, até então cercada de amor, ódio, tragédia e fuga de Peter Carl Fabergé e sua família, devido à Revolução Russa no ano de 1917, quando os Bolsheviks tomam todas as empresas da marca e encerram toda sua produção, verdadeiras obras de arte, cujos itens fizeram parte do legado do czar Alexandre III e sua esposa Maria Feodorovna.

Atualmente, os objetos são símbolos da história russa e contam com coleciona-dores como a rainha Elizabeth II.

A história da Fabergé, fundada por Gustav Fabergé, em 1842, envolve superação e persistência, cujos capítulos se arrastaram por mais de um século e foram testemunhas de conflitos políticos gerados pelo imperialismo, autoritarismo e totalitarismo, que gerou perdas econômicas e escassez de alimentos para uma nação.

Suas joias e os famosos ovos de páscoa revestidos em ouro, cobre, prata e pedras preciosas, são verdadeiras obras de arte, que no decorrer de quase um século foram disputadas por milionários e colecionadores nas principais casas de leilões de todo o mundo.

Durante a permanência dos Fabergé na Russia, os ovos, com cerca de 13 cm, eram criados para os czares Alexandre III e, posteriormente, seu filho Nicolau II. Após a Revolução Russa e a fuga da família para a Suíça, a marca deixou de produzí-los e seus produtos passaram a ser raros objetos de desejos de muitos e coleções de poucos.

No entanto, em 2007, o fundo de investi-mentos Pallinghurst Resources abre um novo capítulo para a marca. Ele adquiriu a Fabergé que, desde 1989, era de propriedade da Unilever.

E, para manter a linhagem da família com a marca, as bisnetas de Peter Carl Fabergé, Tatiana e Sarah Fabergé, integram a equipe, orientando os designers de hoje e artesãos de ontem, na criação das joias e objetos da marca, que já contam com quatro boutiques: uma em Londres, outra em Gênova, Hong Kong e Nova Iorque - esta última somente com atendimento pré agendado, mas suas portas serão abertas, ainda, na próxima primavera dos Estados Unidos, isto é, até junho de 2012.

Outra forma de obter as peças raras da marca é através do site, no qual após o cadastro, o cliente faz seu pedido por e-mail e sua joia é entregue em sua residência.

 

www.faberge.com

Braceletes Lazlo e Kokoshnik Bangle.
Braceletes Lazlo e Kokoshnik Bangle.
Anel da nova Colecao Faberge.
Passion Orange Ring.
Anel da nova Colecao Faberge.
Solyanka Spinel Ring.
Anel da nova Colecao Faberge.
Solyanka Sapphire Ring.
Ovos de ouro e diamante da Faberge.
Ovos de ouro e diamente da Faberge.

Marcadores: , , , , , , , ,

1 Comentário(s)
Anonymous Anônimo
EU QUERO UMA COLEÇÃO DESSAS !!
BJ

CLAUDIA PINA
Projetado e desenvolvido por: Mario Sergio Machado.