Andrea Machado

Pinceladas sobre Arte e o que mais faz girar o mundo de gente que gira o planeta.

Guerra e Paz, de Candido Portinari

… a mais importante obra de arte monumental doada à ONU.
- Dag Hammarskjold, Secretário-Geral da ONU, 1957.
Painel Paz, de Candido Portinari, 1956. Presente do governo Brasileiro para a ONU.
Painel Paz, de Candido Portinari, 1956, 14m X 10m aproximadamente. Presente do governo Brasileiro para a ONU..

Olhar para os painéis "Guerra" e "Paz" de Candido Portinari, nos faz voltar ao tempo de um Brasil tão brasileiro, que envolto em suas culturas grita suas necessidades, apresentan-do um paradoxo entre a dor e alegria, entre a vida e a morte e a exploração de uma sociedade que cumpre seu dever, mesmo convivendo na carência de seus direitos.

Será ao lado do imenso mural “Tiradentes”, executado pelo mesmo artista, que o Memorial da América Latina, em São Paulo, expõe “Guerra” e “Paz” entre o período de 07 de fevereiro e 21 de abril de 2012. Após esta data, os painéis viajarão mundo afora até o ano de 2013, quando retornam para o lugar de onde saíram: Hall da Assembléia Geral da ONU, em Nova Iorque, cujo prédio está em reforma (2010 – 2013).

Essa exposição somente tornou-se realidade após um acordo firmado entre o Projeto Portinari e o Governo Federal, com instituições internacionais, empresas estatais e privadas, além do apoio financeiro do BNDES para garantir o restauro dos painéis.

A restauração foi executada por 18 profis-sionais brasileiros, sob a coordenação técnica do Professor Edson Motta Jr, da Universidade Federal do Rio de Janeiro, e Cláudio Valério Teixeira, em ateliê aberto ao público e com entrada franca no Palácio Gustavo Capanema, entre os meses de fevereiro e maio de 2011.

A mostra no Memorial incluirá, também, cerca de cem esboços originais de Guerra e Paz, que nunca foram expostos em conjunto, e audiovisuais contando a aventura de remover obras de arte gigantescas, transportá-las para o Brasil e restaurá-las, bem como documentários sobre a vida e a obra de Portinari (1903-1962).

Serviço:
Exposição: Guerra e Paz
Local: Memorial da América Latina
Endereço: Av. Auro Soares de Moura Andrade, 664, Barra Funda, São Paulo.
De terça à domingo, das 09h às 18h

Fontes:
www.memorial.sp.gov.br
www.portinari.org.br

Painel Guerra, de Candido Portinari, 1956. Presente do governo Brasileiro para a ONU.
Painel Guerra, de Candido Portinari, 1956, 14m X 10m aproximadamente. Presente do governo Brasileiro para a ONU.

Marcadores: , , , ,

0 Comentário(s)
Projetado e desenvolvido por: Mario Sergio Machado.