Andrea Machado

Pinceladas sobre Arte e o que mais faz girar o mundo de gente que gira o planeta.

Ah! Se eles soubessem ...

A fotografia é uma forma de reviver emoções do passado e buscar soluções para o futuro.
Calla, 1925, Imogen Cunningham
Calla, 1925, Imogen Cunningham.

Conta a história, que há aproximadamente mil anos, um árabe chamado  Alhaken de Basora, relatou os princípios do que viria a ser uma máquina fotográfica. Foi por meio de experimentos que realizou dentro de uma tenda quando a luz do sol passava pelas frestas do tecido, que ele descobriu como se formavam as imagens no seu interior.

Mas, foi no século XIX, que o francês Joseph Nicéphore Niépce (1765-1833) obteve a verdadeira fotografia depois de vários estudos e experimentos realizados em pesquisas de gravação através da luz, e este após sua morte, deixa nas mãos de seu sócio, Louis Jacques Mandé Daguerre, todo seu invento, que o amplia garantindo um resultado melhor da imagem.

Porém, nem Alhaken, nem Niépce, muito menos Daguerre poderiam imaginar as proporções que alcançariam seus estudos e inventos.  Hoje, seja a fotografia Arte ou não -

esta definição prefiro deixar para estudiosos no assunto - o seu preço equivale, muitas vezes, a uma obra de arte e podemos encontrá-la exposta em Museus e Galerias de todo o mundo.

Um exemplo, são as fotografias da americana Imogen Cunningham (1883-1976). Elas fazem parte da coleção do Fotomuseum, na Bélgica; da National Galleries of Scotland, na Escócia; do Tokyo Metropolitan Museum of Photography, no Japão; e em vários museus e galerias dos EUA, incluindo o MoMA, Nova Iorque.

Seu pai, Isaac Burns, a incentivou a aprender a ler antes mesmo dela entrar para a escola e a pagar por aulas de arte em todos os verões. Suas fotografias tem um foco suave e romântico e abordam temas como a natureza, o Nude, cenas de rua, entre tantos outros. Em publicações ela defendia e incitava a entrada da mulher como profissional da fotografia.

Datura, 1930. Imogen Cunningham
Datura, 1930. Imogen Cunningham.
False Hellebore, 1926, Imogen Cunningham
False Hellebore, 1926, Imogen Cunningham.
Black and White Lilies, após anos 1920
Black and White Lilies, apos anos 1920.
Calla Bud 3, após 1920, Imogen Cunningham
Calla Bud 3, aoós 1920.
Martha Graham, 1931
Martha Graham, 1931.
Triangles Plus One, 1928
Triangles Plus One, 1928.
Helena Mayer, Canyon de Chelly, 1939
Helena Mayer, Canyon de Chelly, 1939.
Helena Mayer, Canyon de Chelly, 1939
Helena Mayer, Canyon de Chelly, 1939.
Triangles, 1928
Triangles, 1928.

Marcadores: , , , ,

0 Comentário(s)
Projetado e desenvolvido por: Mario Sergio Machado.