Andrea Machado

Pinceladas sobre Arte e o que mais faz girar o mundo de gente que gira o planeta.

Saul Steinberg, na Pinacoteca de São Paulo

Para mim, sábio não é aquele que proclama palavras de sabedoria, mas sim aquele que demonstra sabedoria em seus atos.
- São Gregório.

Ele nasceu em 15 de junho de 1914, no lugarejo romeno de Râmnicu-Sãrat, mas foi em Bucareste que Saul Steinberg passou toda a sua infância, adolescência e início de sua juventude onde cursou 1 ano de estudos em Filosofia e Literatura na Universidade de Bucareste, em seguida decidiu ir para Milão para estudar arquitetura, completando sua graduação em 1940.

Em Milão, Steinberg já fazia seus desenhos e os publicava no Bertoldo, uma espécie de folhetim, o que lhe rendeu certa fama. O mesmo foi feito no ano de 1940 para a revista Sombra, do Rio de Janeiro.

Em 1941, deixa a Itália com destino aos EUA, fugindo do facismo de Mussolini para ir de encontro com o sonho americano, naturalizando-se em 1943. No ano seguinte casou-se com a pintora Hedda Sterne e estabeleceu-se em Nova Iorque, dando início às publicações nas principais revistas do país, com destaque para The New Yorker. Suas produções de livros e desenhos que foram clássicos são: All in Line, em 1945, The Art of Living,  em 1949, The Passport, em 1954, The Discovery of America, em 1992. Nesse mesmo período, realizou várias exposições nos EUA e no exterior, inclusive no Brasil, onde exibiu seus desenhos no MASP, em 1952.

É nesse contexto, que equivale entre o período de 1940 e 1960, incluindo quatro grandes murais exibidos pela primeira vez em conjunto, que a Pinacoteca do Estado de São Paulo e o Instituto Moreira Salles apresentam a exposição “Saul Steinbert – As aventuras da linha” até o dia 06 de novembro de 2011. Sob a curadoria da historiadora Roberta Saraiva, a mostra traz cerca de 110 desenhos, que fazem parte da Fundação que leva o mesmo nome do artista. Sua morte aconteceu em 1999.

Vale a pena ver ao vivo. Mas, caso não consiga, selecionei aqui um 'pouquinho' do que você encontrará lá.

Serviço:

Exposição: Saul Steinberg – As aventuras da linha
Local: Pinacoteca do Estado de São Paulo.
Endereço: Praça da Luz, 2, Luz, São Paulo.
Acontece até: 06 de novembro de 2011.
Quando: terça a domingo, das 10 às 18hs.

Desfile, 1945.

Desfile, 1945. Tinta e lápis preto sobre papel. Saul Steinberg / The Saul Steinberg Fuondation.

Suburbio II, 1950-1951.

Suburbio II, c. 1950-1951. Tinta e crayon sobre papel. Saul Steinberg / The Saul Steinberg Foundation.

Desfile, 1951.

Desfile, 1951. Bico-de-pena, crayon e aquarela sobre papel. Saul Steinberg / The Saul Steinberg Foundation.

Marcadores: , , , , ,

0 Comentário(s)
Projetado e desenvolvido por: Mario Sergio Machado.