Andrea Machado

Pinceladas sobre Arte e o que mais faz girar o mundo de gente que gira o planeta.

Joseph Walsh: da Irlanda para o mundo

Acredito que podemos aprimorar a qualidade de nossas vidas cercando-nos com objetos que possuam valores além de sua função ou estética, que possuam inteligência na sua criação, com os quais se possa interagir e que estimulem cada sentido sempre que alguém se envolva com eles.
- Joseph Walsh.

Nascido no ano de 1979, em Co. Cork, Irlanda, Joseph Walsh foi apresentado ao serrote por seu avô aos 8 anos. A partir daí não parou de usá-lo e a cada dia cresce o desejo de criar. Cruzou o mundo – Estados Unidos, França, Finlândia, Alemanha, Japão e até Argentina - pesquisando técnicas de marcenaria e em 1999 abriu seu primeiro estúdio, no celeiro de batata da fazenda de sua família, no qual contratou seu primeiro assistente. Já expôs na Galeria Nilufar, em Milão, no Pavilhão de Arte e Design, em Londres, no Design Miami Basel, na Suiça, entre outros.

Seu design impressiona não somente pela técnica, mas pela habilidade de trabalhar com o material, utilizando de finas lâminas de madeira, manipulando-as e reconstruindo em formas livres e traços sinuosos, transformando as peças em objetos de arte. Um exemplo é a Enignum II, que levou 2 anos para ser executada e 1 dia para ser vendida, na noite de abertura do Design Miami, em 2010, por 145 mil dólares.

Com agenda lotada até março de 2012, suas exposições acontecerão em Nova Iorque, Londres e Dublin. Além de uma grande instalação que Joseph Walsh está trabalhando para o projeto Swarovski Crystal Palace. Já que este último ainda não foi divulgado, selecionei aqui alguns dos trabalhos desse designer.

Serviço:

www.josephwalshstudio.com

Retrato de Joseph Walsh.
Joseph Walsh.

Enignum II, mesa de jantar, 2010.

Enignum Canopy Bed, 2010.

Enignum I Chair, 2009.

Bulb Table, ano 2005.

Marcadores: , , ,

0 Comentário(s)
Projetado e desenvolvido por: Mario Sergio Machado.