Andrea Machado

Pinceladas sobre Arte e o que mais faz girar o mundo de gente que gira o planeta.

Iran apresenta três séries em uma exposição

Ele nasceu em 1963, na cidade de Mococa, interior de São Paulo, e formou-se em artes plásticas pela FAAP – Fundação Armando Álvares Pentado -, onde passou pelo crivo de Regina Silveira e Nelson Leirner, em 1986. No ano seguinte, vai para o exterior e firma sua carreira realizando exposições individuais e produzindo instalações.

Em seu currículo já constam 5 Bienais e 3 retrospectivas de suas obras (no MAXXI – Museo Nacionale dele Arti del XXI Secolo -, em Roma; no Irish of Modern Art, em Dublin; e na Estação Pinacoteca, em São Paulo), e seus trabalhos fazem parte das coleções do MoMA, do Museum of Contemporary Art de San Diego e do MAXXI.

Suas obras são tão representativas que o crítico e professor de arte Felipe Chaimovich publicou o livro "Iran do Expírito Santo", no ano de 2000, por meio da editora Cosac & Naify.

Se você quer conhecer o trabalho desse artista espetacular, vá até a Galeria Fortes Vilaça, que apresenta a exposição  Iran do Espírito Santo. A mostra é composta de pintura de parede - construída em ângulos retos, na qual a gradação do cinza é feita do canto para as extremidades -, duas esculturas Espelhos Dobrados, que dão a impressão de serem um único objeto dobrado e esculturas Globo, feitas de mármore branco maciço, que nos remetem às luminárias datadas dos anos noventa em diante.

Preciso contar mais?

Serviço:
Período: 30 de agosto até 01 de outubro de 2011.
Local: Galeria Fortes Filaça.
Endereço: Rua Fradique Coutinho, 1500, Vila Madalena, São Paulo.

Iran do Espírito Santo. Untitled (Folded Mirror) 7, 2011. Mirror. 240 x 220 x 150 cm. Fotografia de Eduardo Ortega.
Canto Escuro, 2010 - 2011

Iran do Espíírito Santo. Canto Escuro, 2010 - 2011. Latex paint on wall. 400 x 540 cm. Fotografia de Eduardo Ortega

Série Globo, 2011

Iran do Espíírito Santo. Série Globo, 2011. Fotografia de Eduardo Ortega

Marcadores: , , ,

0 Comentário(s)
Projetado e desenvolvido por: Mario Sergio Machado.